Cursos de Qualificação Profissional em SST na FISP

  • 03 a 05 de Outubro de 2018

  • Na FISP - São Paulo/SP

Abaixo, programa dos cursos e CV dos Instrutores para sua escolha. Cuidado com as datas de realização para não ocorrer duplicidade.  Após sua escolha, siga abaixo, até a ficha de inscrição.

Se você deseja somente credencial para Visitar a Feira, acesse o link: http://www.fispvirtual.com.br/16/contato-comercial

Dia 03 e 04 de outubro– 08h às 12h – 13h às 17h - Curso de 16h/aula

Curso 1 - ELABORAÇÃO E ARTICULAÇÃO DE DOCUMENTOS TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIOS PARA ATENDER O ESOCIAL: PPRA, PCMSO, ASO, LAUDO INSALUBRIDADE/ PERICULOSIDADE, LTCAT E PPP.
Programa:
1 - PPRA - Documento-base contemplando a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos; Estrutura e Implementação do PPRA; Avaliação global e auditoria; Análise de inconsistências PPRA - Laudo Insalubridade/Periculosidade – LTCAT – PPP.
2 - PCMSO e ASO - Planejamento anual de ações de saúde; Avaliações clínicas e exames complementares;
Monitoramento biológico; Relatório anual e auditoria; Instrumental clínico-epidemiológico; Aspectos administrativos e técnicos do ASO.
3 - LTCAT - Estrutura conforme IN nº 77/2015 e alterações subsequentes; Articulações do LTCAT com PPRA e PCMSO/ASO; Situações de aposentadoria especial.
4 - PPP - Congruências com LTCAT e demonstrações ambientais.
5 - eSocial - Informações on line, estrutura de tabelas e reflexos na SST; Articulações: PPRA, PCMSO, ASO, Laudo Insalubridade/Periculosidade, LTCAT, PPP e eSocial.
Instrutores:

Roque Puiatti
Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas (The University of Sheffield - Inglaterra),  Auditor-Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho (por mais de 30 anos),   Coordenação do Grupo Técnico, Grupo de Trabalho Tripartite e Comissão Nacional Temática Tripartite da NR 20 (2000 a 2017),   Coordenação da Comissão Nacional Temática Tripartite da NR 13 (2011-2017),  Coordenação do Grupo de Estudos Tripartite da Convenção 174 da OIT (2000-2011),  Participante da revisão na NR 26-GHS (2011),  Membro (2001 a 2017) e Vice-Presidente (2001 a 2008) do Subcomitê de Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS),  Representante governamental do Brasil na reunião de especialistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Gestão em SST: elaboração do documento ILO OSH 2001 – Diretrizes sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (base futura ISO 45001),  Professor de cursos em SST, de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho, Consultor em Segurança Operacional do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP). 

 

Môsiris Giovanini
Especialista em Medicina do Trabalho – PUCRS, Mestre em Epidemiologia – UFRGS, professor em Cursos de Especialização em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho; Professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS. Auditor-Fiscal do Trabalho SRTE/RS aposentado ( julho 2012). Livro (autor): História Ocupacional - uma Construção Sociotécnica e Ética, 2005, Editora LTr; Livro (coautor, membro da comissão organizadora): Análises de Acidentes do Trabalho Fatais no Rio Grande do Sul: a experiência da seção de segurança e saúde do trabalhador-SEGUR/RS, 2008. Livro (coautor e membro da comissão organizadora e revisora): Embargo e Interdição: instrumentos de preservação da vida e da saúde dos trabalhadores:a experiência da seção de segurança e saúde do trabalhador-SEGUR/RS 2010. Atualmente Sócio da empresa GESSET - Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho S/S.

Nelson Burille 
Engenheiro de Produção e Mecânica na PUC/RS. Pós-graduação, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na UFRGS. Após concluída a pós graduação, na UFRGS,  passou a atuar como perito da Justiça do Trabalho, na 12ª região (SC) e 4ª região (RS). Concluiu graduação em ciências jurídicas, na ULBRA, e inscrito na OAB seção RS. Atualmente diretor da Mundo Ambiente Engenharia, vice-presidente da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho - ARES, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho e conselheiro do CREA-RS. Membro do Conselho Estadual da Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndio - COESPPC/RS.

Rogério Luiz Balbinot
Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Membro dos Grupos de Trabalho do eSocial (GT-Confederativo e GT-FENACON).
Coordenador do Grupo de SST das Empresas Piloto no eSocial.
Conselheiro do GEAT (CONTRAB / FIERGS).
Presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Engenharia de Segurança do Trabalho - ARES.
Foi Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho CREA/RS, gestão 2014/2016.
Perito da Justiça do Trabalho na 4ª região, Varas Federal e Cível há mais de 30 anos.

Dia 03 de outubro – 08h às 12h – 13h às 17h - Cursos de 8h/aula  

Curso 2 -  PROVA PERICIAL:  PERÍCIAS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE – ASPECTOS TÉCNICOS E JURÍDICOS 
Programa: O Processo Pericial na Justiça: - Conceito; - Tipos de perícias;
- Habilitação e qualificação do Perito;- Perícias na Justiça do Trabalho; -Legislação profissional; - Rito processual na Justiça do Trabalho;- Pré-perícia;- Perícia – ato pericial;- Laudo pericial;- Prova emprestada -Impugnação/contestação e Jurisprudência.
Instrutor:  Nelson Burille

Nelson Burille
Engenheiro de Produção e Mecânica na PUC/RS. Pós-graduação, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na UFRGS. Após concluída a pós-graduação, na UFRGS, passou a atuar como perito da Justiça do Trabalho, na 12ª região (SC) e 4ª região (RS). Concluiu graduação em ciências jurídicas, na ULBRA, e inscrito na OAB seção RS. Atualmente diretor da Mundo Ambiente Engenharia, vice-presidente da Associação Sul Riograndense de Engenharia de Segurança do Trabalho - ARES, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia de Segurança do Trabalho e conselheiro do CREA-RS. Membro do Conselho Estadual da Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndio - COESPPC/RS.

Curso 3 - NR 35 - TRABALHO EM ALTURA E RECENTES ALTERAÇÕES
Programa:
- Interpretação, discussão e aplicação da NR 35 na sua conformidade;

- Competência e Responsabilidades;
- Processo de Autorização para trabalhos em altura;
- Análise de Risco, Procedimentos e Condições Impeditivas;
- Interpretação, discussão e aplicação do Anexo II – Sistemas de Ancoragem;
–Análise e discussão da proposta do Anexo III- Escadas;
- Como elaborar o Prontuário para atendimento à NR35.

Instrutor: Aguinaldo Bizzo de Almeida
Engenheiro Eletricista / Segurança do Trabalho; Tecnólogo Elétrico Distribuição de Energia Elétrica; Membro do GTGTT do MTE na NR35 - Trabalho em Altura, Membro da Comissão Nacional Tripartite Temática - CNTT da NR-35, Membro do GTT do MTE na elaboração do Anexo I – Acesso por Corda e Anexo II da NR35 – Sistemas de Ancoragem; Perito Nacional pelo MTE no Programa de Cooperação Mutua Brasil x Europa para Trabalho em Altura; Membro do GTT do MTE na aprovação do Novo Texto da NR-10, Membro da CPNSEE – Comissão Permanente Nacional sobre Segurança em Energia Elétrica, com o objetivo de acompanhar a implantação da NR10 no Brasil e propor adequações necessárias; Inspetor de Conformidades e Ensaios Elétricos ABNT, da NBR 5410 Instalações Elétrica e Baixa Tensão; Inspetor ABNT, da NBR 14039 Instalações elétricas de Média Tensão; Membro do COBEI Comitê Brasileiro de Equipamentos de Proteção, no CB-32 Grupo de Estudos para Luvas, Mangas de Borracha e Vestimentas para Trabalhos com Eletricidade; Auditor em Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, Docente pela UNESP nos cursos de Especialização em Engenharia Segurança do Trabalho Bauru, Conselheiro do CREA SP na Camara de Eletrica; Diretor da DPST Desenvolvimento e Planejamento em Segurança do Trabalho, Autor do livro: Vestimentas FR para proteção ao risco de arco elétrico e fogo repentino.

Dia 04 de outubro – 08h às 12h – 13h às 17h  - Curso de 8h/aula  

Curso 4 - Gestão de Produtos Químicos no Ambiente de Trabalho para o eSocial – NR 26/GHS (FISPQ e Rotulagem) e a Vigilância da Saúde à Exposição Química Ocupacional.
Programa:
1. GHS – Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos, da ONU: histórico, aplicação e o Livro Púrpura;
2. NR 26 – Classificação, Rotulagem Preventiva e Fichas com Dados de Segurança de Produtos Químicos: obrigações e penalidades;

3. Rótulos e Fichas com Dados de Segurança de Produtos Químicos (FDS/FISPQ): aspectos gerais e a NBR 14.725.
4. Organização e estruturação da empresa para implementar a NR 26-GHS e o eSocial;
5. Orientações para preenchimento da Tabela 23 do eSocial - Fatores de Riscos do Meio Ambiente do Trabalho – QUIMICOS;
6. PCMSO: interfaces da Vigilância da Saúde com o eSocial;
7. Planejamento das ações de controle médico para exposição química ocupacional;
8. Monitoramento,  Emissão do ASO e Registros para o eSocial;
9. eSocial e as informações de exposição química ocupacional.

Instrutor: Roque Puiatti
Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas (The University of Sheffield - Inglaterra),  Auditor-Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho (por mais de 30 anos),   Coordenação do Grupo Técnico, Grupo de Trabalho Tripartite e Comissão Nacional Temática Tripartite da NR 20 (2000 a 2017),   Coordenação da Comissão Nacional Temática Tripartite da NR 13 (2011-2017),  Coordenação do Grupo de Estudos Tripartite da Convenção 174 da OIT (2000-2011),  Participante da revisão na NR 26-GHS (2011),  Membro (2001 a 2017) e Vice-Presidente (2001 a 2008) do Subcomitê de Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS),  Representante governamental do Brasil na reunião de especialistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Gestão em SST: elaboração do documento ILO OSH 2001 – Diretrizes sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (base futura ISO 45001),  Professor de cursos em SST, de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho, Consultor em Segurança Operacional do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP). 

Môsiris Giovanini
Especialista em Medicina do Trabalho – PUCRS, Mestre em Epidemiologia – UFRGS, professor em Cursos de Especialização em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho; Professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS. Auditor-Fiscal do Trabalho SRTE/RS aposentado ( julho 2012). Livro (autor): História Ocupacional - uma Construção Sociotécnica e Ética, 2005, Editora LTr; Livro (coautor, membro da comissão organizadora): Análises de Acidentes do Trabalho Fatais no Rio Grande do Sul: a experiência da seção de segurança e saúde do trabalhador-SEGUR/RS, 2008. Livro (coautor e membro da comissão organizadora e revisora): Embargo e Interdição: instrumentos de preservação da vida e da saúde dos trabalhadores:a experiência da seção de segurança e saúde do trabalhador-SEGUR/RS 2010. Atualmente Sócio da empresa GESSET - Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho S/S.

Curso 5 - ANÁLISE ERGONÔMICA DO TRABALHO: AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE, DA ORGANIZAÇÃO E DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E O USO DE FERRAMENTAS DE APOIO AO DIAGNÓSTICO 
Programa:
- Fundamentos Conceituais para a Análise Ergonômica do Trabalho;

- Método de Ação Ergonômica e Espaços de Regulação;
- Ergonomia e suas interfaces Biomecânicas, Organizacionais e Psicossociais;
- Ferramentas de apoio diagnóstico em ergonomia e as normas NBR e ISO.

 

Instrutor: Paulo Antonio Barros Oliveira
Médico (1976). Especialista em Medicina do Trabalho (1979), Mestre em Educação (1990), Doutor em Engenharia de Produção (2000); Professor Associado de Medicina Social da UFRGS, Auditor Fiscal do Trabalho, aposentado; Presidente da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO), Gestões 2015/2017 e 2018/1020, Co-Chair do International Development Committee para a América Latina, da International Ergonomics Associations; Membro da Comisión de Relaciones Institucionalesda União Latino-americana de Ergonomia (ULAERGO); Diretor de Relações Internacionais do Instituto Trabalho Seguro. Atividade como Assessoria Técnica para a Organização Internacional do Trabalho, Assessoria ao Governo do Afeganistão, 2012, com visita técnica e formação de peritos locais, fevereiro de 2012; e à Organização Mundial de Saúde, Participação em Grupo de Perito - WHO Global Learning Platform onPatientSafety–Sede no Centro de Gestão do Risco Clínico, na Região de Toscana, Itália, 2017.

Dia 05 de outubro – 08h às 12h – 13h às 17h  - Curso de 8h/aula

Curso 6 -  COMO IMPLANTAR E OBTER RESULTADOS EM SISTEMAS DE GESTÃO EM SST 
Programa:
Introdução à Gestão de SST:

 - Porque implantar a Gestão de SST.  eSocial mais um importante motivo.
 - O papel de cada uma das partes interessadas;
 - Conflitos esperados e principais dificuldades;
 - Princípios gerais de gestão;
 - Normativas norteadoras de um SGSST: OIT, OHSAS, NR ,NBR e ISO
Etapas de um SGSST:
 - Política de SST, Objetivos e Programas, Responsabilidade e Autoridade, Gestão de mudanças;
 - Consulta, envolvimento, comunicação, e capacitação - A formação da cultura de segurança;
 - Identificação, Avaliação e Controles de Riscos; O coração do sistema.
 - Requisitos legais: Evidências do atendimento da legislação aplicável; Evitando perdas em questões judiciais.
 - Monitoramento e Indicadores, Análise de Incidentes;
 - Preparação e resposta a emergências;
 - Análise crítica.
- Auditoria do Sistema de Gestão.

Instrutor: Luis Carlos Slavutzki
Engenheiro Mecânico; Engenheiro de Segurança Mestre em Engenharia de Produção Ênfase Ergonomia; Professor nos Cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho  e de Medina do Trabalho na ULBRA (Canoas/RS), PUC (Porto Alegre/RS), IBCMED (Rio, SP e Brasilia); Professor nos Cursos de Gestão de Segurança da ABRH; ; Secretário do G20 SST – Grupo de Estudos de Saúde e Segurança do Trabalho do Rio Grande do Sul; Perito da  Justiça do Trabalho; Lead Auditor da OHSAS 18001; Coordenou os Serviços de Segurança do Trabalho das empresas: CPMC Celulose Riograndense (ex-Aracruz Celulose S/A) – Indústria de Papel e Celulose – Guaíba/RS, GKN do Brasil Ltda – (ex-Dana Albarus) – Metalúrgica - Porto Alegre/RS e Cia. Estadual de Energia Elétrica – Porto Alegre/RS.

Curso 7 - NR 12 – ASPECTOS LEGAIS, GESTÃO PARA IMPLANTAÇÃO E MANUTENÇÃO
Programa:
1. Gestão para implantação e manutenção da NR12.
Etapas para Implantação da NR12.

Gestão da NR12 x Custos implementação.
Instrução Normativa Num. 129 de Janeiro de 2017.
2. Glossário
Informações importantes que são necessárias entender.

3. Sistemas e dispositivos de proteção
Identificação / Construção / Instalação;

Monitoramento dos componentes de segurança;
Dispositivos e interfaces de Segurança;
Cases de instalações de segurança.
4. ABNT NBR 14153 x ABNT NBR ISO 13849-1.
Aplicação da ABNT NBR 14153.

5. Manutenção do processo
NR 12: penalidades pelo descumprimento, passivos trabalhistas e previdenciários, responsabilizações.

Cases de adequações.
Indicadores de desempenho para a NR 12
Tópicos de Auditoria da NR 12.

Roque Puiatti
Engenheiro de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas (The University of Sheffield - Inglaterra),  Auditor-Fiscal do Trabalho do Ministério do Trabalho (por mais de 30 anos),   Coordenação do Grupo Técnico, Grupo de Trabalho Tripartite e Comissão Nacional Temática Tripartite da NR 20 (2000 a 2017),   Coordenação da Comissão Nacional Temática Tripartite da NR 13 (2011-2017),  Coordenação do Grupo de Estudos Tripartite da Convenção 174 da OIT (2000-2011), Participante da revisão na NR 26-GHS (2011),  Membro (2001 a 2017) e Vice-Presidente (2001 a 2008) do Subcomitê de Especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS),  Representante governamental do Brasil na reunião de especialistas da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Gestão em SST: elaboração do documento ILO OSH 2001 – Diretrizes sobre Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho (base futura ISO 45001),  Professor de cursos em SST, de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Medicina do Trabalho, Consultor em Segurança Operacional do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).

Leandro Botega de Sousa
Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, com 28 anos de experiência nas áreas de Engenharia de Processos, Automação, Manutenção, Produção e profundo conhecimento na Gestão da NR12 coordenando implantação de segurança em mais de 380 máquinas, hoje atuando em consultoria e treinamento em segurança e saúde com ênfase em implantação da Gestão da NR12 em diversas empresas. 

Investimento:  Cursos 8h/aula  

Inscrições com Pagamento até  20 de agosto R$ 700,00
Inscrições com Pagamento até  20 de setembro
R$ 770,00
Inscrições com Pagamento até  30 de setembro R$ 810,00

Pagamento no Cartão de Crédito, até 2 vezes  R$ 860,00.
Inscrições após 30 de Setembro, somente no local, sujeito à disponibilidade de vagas, pagamento cartão de débito/dinheiro.

Curso 16h/aula:

Inscrições com Pagamento até  20 de agosto R$ 1.035,00
Inscrições com Pagamento até  20 de setembro
R$ 1.140,00
Inscrições com Pagamento até  30 de setembro
R$ 1.195,00

Pagamento no Cartão de Crédito até 2 vezes R$ 1.275,00.
Inscrições após 30 de Setembro, somente no local, sujeito à disponibilidade de vagas, pagamento cartão de débito/dinheiro.

Inclui:
Os materiais didáticos disponibilizados pelo(s) instrutor(es) serão incluídos em plataforma online, 48 horas do início do curso, na central do aluno em nosso site, e para segurança, sempre será disponibilizado em formato PDF. Sugerimos baixar o material em seu nootbook, tablet,celular, ou imprimir para acompanhamento em sala. 
O certificado também, on line 48 horas após o término do curso e comprovação de pagamento da taxa de inscrição.

Informações Gerais:
Data: 3 a 5 de outubro de 2018 - Abertura da Secretaria: 7h30min Horário de Início dos Cursos: das 08h às 17h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo – SP
Estacionamento: O São Paulo Expo Exhibition & Convention Center possui um estacionamento com capacidade para mais de 4.200 veículos. Consulte preços e horário de funcionamento no site www.saopauloexpo.com.br
Táxi comum: Aeroporto Congonhas – Centro de Exposições São Paulo Expo: R$ 25,00* Aeroporto Guarulhos – Centro de Exposições São Paulo Expo: R$ 160,00 - * Os preços acima estão sujeitos à alteração e não são de responsabilidade dos Organizadores.

Transporte, alimentação e hospedagem: Correrão por conta dos participantes

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